Buscar
  • Adriana Lobo

03 inquietações depois da Missão de RH ao Vale do Silício.

Recentemente participei da Missão RH ao Vale do Silício, evento realizado pela StartSe, umas das 25 Top startups no ranking do Linkedin. Nela, eu e um grupo de 14 profissionais incríveis , tivemos a oportunidade de passar uma semana vivenciando a atmosfera do mais importante ecossistema de inovação do mundo. Toda a agenda foi cuidadosamente planejada pra ser tão prazerosa quanto edificante,alternando momentos de acesso a conteúdos qualificados e atuais, apresentados por professores de instituições aclamadas -como Berkeley, Stanford e Singularity- e informais bate-papos com mentes fantásticas tais como Tonia Casarin, Maurício Benvenutti, Kelly Palmer, dentre outros.


Ouvimos executivos de empresas gigantes como Facebook, Netflix, HP e Linkedin, trocamos ricas informações com founders de Startups , participamos dos famosos MeetUps e, se não bastasse tudo isso, a rotina garantiu um dinamismo fantástico realizando as diversas atividades em locais diferentes, tais como Co-workings, sedes de empresas, lojas conceito (Amazon Go e b8ta San Francisco) e universidades, desde a tradicional Stanford até a inovadora Draper University.  


Tanta intensidade de informações não me trouxe as respostas que procurava. Ao contrário, promoveu reflexões, questionamentos, curiosidade e um grande incômodo . Na verdade, voltei com muito mais perguntas do que cheguei. A cada fim de palestra ou conversa as dúvidas só cresceram... Ainda Bem !!!!

Uma experiência de aprendizado que promove este movimento interno não termina quando encerram as atividades oficiais. Ela segue com você... permanece te provocando. Funciona como uma degustação, você sai querendo saber... e compartilhar ainda mais!

Foram tantas as inquietações que decidi eleger as Top 3 e compartilhar neste artigo. Não tenho resposta pra nenhuma delas, somente algumas singelas hipóteses para algumas, mas a ideia é dividir com outras pessoas ... quem sabe essas dúvidas e inquietações também são comuns a você?


  1. No futuro, o trabalho sofrerá impactos tecnológicos irreversíveis ... a questão é que o futuro já chegou! O que podemos fazer para não deixar uma legião de profissionais, inclusive eu e você, de fora deste novo mundo por falta de capacitação? A sua empresa já considera isto como um desafio? É um debate que esta na mesa dos decisores? Ou já é uma realidade e já há ações concretas na busca de soluções? Como essas mudanças serão gerenciadas para que países, regiões e sociedades que já enfrentam crises de educação e desemprego sejam incluídos nesta transformação?

  2. O presente da área de Recursos Humanos . Devemos ser o grande protagonista da transformação digital nas organizações. Mas quais as crenças que nós, profissionais da área, precisamos resetar em nosso mindset para que definitivamente assumamos esta responsabilidade? Quais competências precisamos desenvolver para sermos os condutores do desenvolvimento das novas competências? O que temos feito neste sentido? Segundo Andrea Iorio, em seu recém-publicado livro 06 competências para surfar na transformação digital, a competência "Especialista em Comportamento Humano", será extremamente demandada. O que de fato estamos fazendo para desenvolvê-la em nós e nas lideranças que suportamos?

  3. O modelo educacional de hoje ainda possui seus fundamentos nas demandas da primeira revolução indústrial. Qual seria o modelo ideal para preparar nossos jovens para um futuro imprevisível? Novamente aqui nos deparamos com o desafio da rapidez das mudanças e na incerteza. O modelo de educação hoje disponivel não consegue oferecer com a profundidade e agilidade necessárias as habilidades e conhecimentos demandados pelo mercado de trabalho, tanto para o desenvolvimento das chamadas hard skills (competências técnicas), como das soft skills (competências comportamentais). A tendência é que essa dinâmica se intensifique... não teremos mais tempo! Mas como garantir a qualidade desta educação? Como podemos redesenhar as experiências de aprendizagem de tal modo que sejamos assertivos na capacitação, dentro do timimng e com qualidade?

Caso você tenha interesse em participar, em janeiro haverá mais uma Missão. Você pode ver as informações neste link:


https://afiliados.startse.com.br/tracking/t/d27d85cac4a748f6c5164100c5ffe672?p=missao-rh-0120.


Na @Hudev temos condições especiais como parceiros StartSe!!

9 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
 

Formulário de Inscrição

  • Facebook
  • LinkedIn

©2019 por HUDEV Competências Humanas para Nova Economia. Orgulhosamente criado com Wix.com